sábado, 24 de abril de 2010

Breve citação, à guisa de resposta

'Não posso deixar, neste momento, de manifestar um grande desprezo, não sei se pela ingratidão ou pelo fingimento dos mortais. É certo que nutrem por mim uma veneração muito grande e apreciam bastante as minhas boas ações, mas, parece incrível, desde que o mundo é mundo, nunca houve um só homem que, manifestando o reconhecimento, fizesse o elogio da Loucura.
(...)
Sabeis porque Cupido se conserva sempre moço? É porque só se ocupa com bagatelas, porque está sempre brincando e rindo, sem juízo e sem reflexão alguma, correndo puerilmente de um lado para outro, sem saber ao menos o que se faz ou o que se diz. Porque a áurea Vênus mantém sempre florida a sua beleza? Não o sabeis? É porque é minha parente próxima, conservando sempre no rosto a áurea cor de meu pai Plutão. Além disso, se devemos prestar fé aos poetas e aos seus rivais os escultores, essa deusa aparece sempre com uma expressão risonha e satisfeita, sendo com razão chamada por Homero de áurea Vênus. E Flora, mãe das delícias, não era, talvez um dos principais objetos da religião dos romanos?
(...)
Asseguro-vos, por Deus, que, embora eu seja a Loucura e esteja, por conseguinte, habituada a toda espécie de extravagâncias, muitas vezes não consigo conter o riso'



(ERASMO DE ROTERDÃ - Elogio da Loucura)

24.04.2010 - 16h33min
Para o bom entendedor, meia loucura basta...

6 comentários:

Blue Knight disse...

"Para bom entendedor meia loucura basta"
É. Mas ainda cito a "Carta aos surdos-mudos" de Diderot...

Roger disse...

Ainda prefiro o lado normal da vida, mesmo parecendo propaganda de cigarro.Hehe.

Mané, você quer impressionar quem?Pensa que eu nunca li Diderot?Que não sei quem ele foi?Se liga!Diderot já era.Meu negócio é Simone Aver.

Blue Knight disse...

Melhor seria ler até tentar entender o texto de Erasmo... Lhe faltou entendimento.

Ricardo Kersting disse...

Vai ver!! há muitos que lêem Erasmo Carlos!!
Questão de gosto ué!

Simone Toda Poesia disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Erasmo Carlos foi muito bom... Uma letra dele e do Rei seria uma boa leitura, também...kkkkkk... quem sabe, SENTADO À BEIRA DO CAMINHO...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....

Blue Knight disse...

Seria esse Erasmo o Tremendão de Roterdã ?
Uma brasa, mora !