terça-feira, 11 de maio de 2010

Apatia





Surpreende-me que haja alguém no mundo, 

capaz de não se entusiasmar com nada. 
Talvez pq eu mesma seja tão entusiasmada... 
E é difícil olhar a vida pelos olhos dos outros. 
Só que às vezes é necessário. 
Praticamente impossível deixar de fazê-lo. 
E aí, quando não há como evitar tal movimento, 
agradeço pelos meus olhos, 
que de vez em quando cansam de ir vendo tudo 
como se fosse a primeira vez. 
Melhor assim que nenhuma outra alternativa ter, 
além de passar por essa vida, 
sem viver...





10.05.2010 - 22h03min

7 comentários:

Ricardo Kersting disse...

Pois é Simone, infelizmente é o meu caso. Não me entusiasmo com nada, nem mesmo com a notícia de que o Brasil mandará dinheiro para Grécia. Nada contra os gregos, menos ainda contra os troianos, mas essa perspectiva não me entusiasmou nem um pouco. Há outras coisas que também não me fazem dançar de alegria, mas a pior delas é minha conta bancária.
Abraços.

Simone Toda Poesia disse...

Hummmm... não acho que tu sejas uma pessoa que não se entusiasma com nada, Ricardo. Penso que o que se relaciona ao nosso pobre país, realmente seja bem difícil alguma coisa nos entusiasmar, embora eu ainda me engane com isso ou aquilo ou aquele outro, até descobrir que tudo "continua como dantes, no reino de Abrantes". Por outro lado, penso ser uma arte preciosa conseguir se entusiasmar com um dia de sol, por exemplo, depois de 10 dias de chuva ininterruptos. Ou com 10 dias de chuva ininterruptos, depois de 2 meses de sol a pino, entende? Ou entusiasmar-se com um sonho; ou algo que se quer muito, embora se saiba praticamente impossível; ou algo que já se tem e que se renova todo dia; ou com a sorte de ter saúde, num país em que a saúde custa tão caro; ou com a alegria de ter um emprego, num país de desempregados, entende? Não importa que a gente, lá pelas tantas, faça papel de boba, mas ter olhos de primeira vez (como diria Ziraldo) é uma bênção enorme pra mim.

Conheço gente jovem a quem nada afeta. A expressão é uma máscara, sempre igual. Nada é surpreendente, nada é suficiente, nada empolga. Tudo é controlado direitinho. Acho muito triste isso, embora seja uma escolha que eu respeite. É uma forma de se proteger, com certeza, e vejo que funciona.

Minha escolha sempre será viver. E viver, na minha concepção muito particular, também é ter a capacidade de entusiasmar-se seja lá com o que for. E, se for o caso, quebrar a cara. Mas ter vivido.

(E vamos deixar a conta bancária fora disso, por favor...kkkkkkkk.... não quero nem pensar na minha...kkkkkkk)


Abraços.

Roger disse...

Pouco importa se você me odeia. Você sempre será linda!

Roger disse...

Essa sua foto está sensacional. Só um louco não se entusiasmaria com uma mulher como você.
Você é forte, tem opinião própria e não se deixa dobrar. Não é medrosa como as mulheres que conheço, nem se intimida assim fácil, não.
Você é a mulher que um homem de verdade gostaria de ter.

Me desculpe se tenho sido rude com você. O Kersting tem razão, não é a melhor estratégia, mas eu queria ver até onde você se deixaria dobrar. Não se deixou nada, nem um milímetro sequer.

Seu marido ou namorado, seja lá o que for, é um homem de sorte.

Não vou mais incomodar você.

Adeus!

Luciano disse...

Sou obrigado a concordar com o inconveniente do Roger. Você é linda, sim, forte e feminina. Faço votos de que você jamais perca sua capacidade de entusiasmo. Desconfio que, junto com seu amor pela família, evidente em todos o seu trabalho, esse entusiasmo tenha o seu quinhão de responsabilidade pelo brilho dos seus olhos (lindos!), claramente perceptível em todas as suas fotos.

Você é luz!



Saudações poéticas.

Luciano disse...

Ah, e por favor, antes que haja algum mal entendido, meus elogios têm exclusiva intenção de destacar a grande artista que você é, a sua sensibilidade e a sua capacidade de fazer poesia a partir de assuntos diversos, mesmo os que nem sequer suspeitemos que deles se possa extrair versos.

Quando falo de sua beleza física é porque ela é evidente nas fotos que você expõe aqui. Gostaria de deixar claro que nenhum desses elogios pretende nada além disso mesmo: ELOGIAR UMA POETA TALENTOSA.

Normalmente eu não estaria postando esse tipo de comentário, mas, posto que seu blog é acompanhado por "pessoa" inconveniente, melhor deixar claro que não faço parte desse time, graças a Deus.


Saudações poéticas.

Ricardo Kersting disse...

Nossa que movimento hein?
Mas penso que tens razão, tua réplica me mostrou outro lado, outro caminho que podemos seguir. Talvez eu esteja um pouco cansado e acostumado com a paisagem tanto que nem percebo certas coisas. Na verdade minha estrada é um "pouquinho" mais longa que da maioria dos visitantes assíduos deste espaço, isso me colocou numa situação não muito privilegiada resultante é claro de um perfil forjado pelo erros muitas vezes induzidos pelo sistema. Há muito meus olhos perderam a "primeira vez", mesmo que seja realmente a primeira, isso me lembra que tenho desafios, obstáculos por vezes instransponíveis, mas que tenho por teimosia, a ousadia de tentar transpor.
Acertaste também ao dizer não acreditares que eu não me entusiasme, me entusiasmo sim, mas de forma muito discreta, quase fleumática. Diria que enquanto estás no alegro estou no adágio. Jamais alegro com brio, ma non tanto.
Saudações entusiásticas!!!